O Sinpro Campos e São João da Barra participará da manifestação convocada pelo Sepe contra a censura e em solidariedade ao professor do Liceu

Nota do Sinpro Campos/São João da Barra de solidariedade ao professor Marcos Antônio Tavares da Silva do Liceu:

O Sindicato de Professores de Campos e São João da Barra, que representa os professores que trabalham nas instituições privadas de ensino, se solidariza com o professor do Liceu de Humanidades de Campos, Marcos Antônio Tavares da Silva, supostamente afastado pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) de seu trabalho por ter ilustrado um exercício de interpretação de texto com uma charge crítica ao atual governante do País.

O afastamento fere, profundamente, a Constituição Federal, que em seu artigo 206 (Capítulo III, seção sobre Educação) garante, claramente, a liberdade de expressão: “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: Princípio II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; Princípio III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino”.

A situação é chocante também porque a Coordenação Regional da SEEDUC não explicou o porquê do afastamento e consequente abertura de sindicância contra o professor.

A nosso ver, trata-se de censura e coerção contra o ato de ensinar com o mínimo de capacidade crítica.

Nosso País passa por um momento grave, em que forças extremamente conservadores querem ditar o que fazer, escrever e até o que deve ser lido. E para isso não temem até mesmo rasgar a Constituição.

Ou nos unirmos contra esse ataque ou “amanhã” poderá ser tarde demais.

Por isso, o Sinpro Campos e São João da Barra se une à rede de solidariedade ao mestre que está sendo atacado; informamos, também, que participaremos de todos os atos e manifestações contra a censura em nossa região e em nosso País.

Dessa forma, o Sinpro Campos e São João da Barra participará da manifestação convocada pelo Sepe contra a censura e em solidariedade ao professor do Liceu, a ser realizada nessa terça (26), às 7h30, em frente ao Liceu.

Professora Vera Felix – presidente do Sinpro Campos e São João da Barra